Tutorial Facebook

tutorial facebook

Olá caros blogueiros e blogueiras! Hoje eu volto aqui e com um tutorial do facebook básico.
Com a entrada do filme A rede social muitos brasileiros ficaram curiosos para saber como realmente funcionava esse site, a maioria de nós só tínhamos conhecimento do orkut.
Já que o facebook é um sucesso em quase todo o mundo e o Brasil estava por fora dessa, agora estamos entrando um pouco mais no facebook e vendo o quão bom é a famosa rede social. Quase todo mundo foi para o facebook e agora a google está desenvolvendo o google+ (lê-se google plus) e todo mundo vai sair de vez do orkut, azar para os orkuteiros que vão ficar um tanto quanto tristonhos e sozinhos nessa velha rede social.
A questão é, para usar o facebook você deverá se desprender um pouco do orkut e experimentar todo o potêncial que a rede social oferece, e pra quem quer usar o google+, uma boa é já ir treinando no facebook, afinal de contas a interface é muito parecida e até melhor na minha opinião.

Para que você blogueiro(a) não fique de fora dessa e divulgue muito o seu trabalho na internet hoje eu coloco aqui um tutorial básico do facebook e tirando assim toda e qualquer possibilidade de que você no futuro diga que não tem porque não sabe usar.

tutorial facebook

Tutorial Facebook


Criando Perfil no facebook

Para criar um perfil no facebook é bem fácil. Entre no facebook e nessa página já estará disponível um cadastro, preencha com seus dados e clique em "cadastre-se". Depois disso vai haver uma verificação de segurança com aqueles números e letras chatas que temos que escrever.

Depois disso terão três etapas para começar a usar o site.

    tutorial facebook
  • Etapa 1: É encontrar os seus amigos pelo email de cada um, como estamos criando um fake que será excluido, só vamos colocar pular essa etapa, mas é sempre bom procurar os seus amigos de cara, afinal de contas qual a rasão de um rede social sem pessoas?
  • Etapa 2: Preencha as suas informações de perfil, aqui você coloca coisas básicas sobre você, nessa etapa as perguntas serão como nível de ensino e por ai vai.
  • Etapa 3: você deverá escolher o seu avatar, ou seja escolher a sua foto de perfil que vai ilustrar quem você é para seus amigos. Clique então em enviar foto e escolha a que você preferir e quando o upload estiver pronto clique em "salvar e continuar"


Lembrando que todas essas etapas podem ser ignoradas ou feitas, a decisão é do usuário.

Quando tudo estiver certo você terá um aviso dizendo para confirmar no e-mail que você realmente fez e quer a conta, pra isso clique em "ir para o e-mail" ou simplesmente abra a sua caixa de e-mail, lá estará uma confirmação, basta seguir os passos mandados.
Se você já confirmou o seu email provavelmente estará essa página no seu computador:
Aqui você poderá pesquisar mais amigos caso não tenha feito isso antes, poderá editar o seu perfil de forma mais aprofundada colocando a cidade os idiomas e até mesmo um "sobe mim". Mas vamos fazer as coisas de forma correta, abaixo confira cada pedacinho da interface do facebook e como usar cada uma delas.

Interface do Facebook

tutorial facebook

1- Facebook e avisos

Aqui você encontrará a página principal e também as notificações. Se você reparar encontrará alguns icones, entre eles existem duas pessoas(como no msnm porém só a sombra), dois balões de conversas e o terceiro um mundo.
Solicitação de amizade: Solicitação de amizade são os "bonequinhos do msn" dos quais me referi, lá você encontrará pessoas pedindo para serem suas amigas, cabe a você por esse mesmo botão aceitar ou negar.
Mensagens: Mensagens são os "balões de conversa", lá você será notificado de novas mensagens enviadas por seus amigos então sempre que ouver uma nova mensagem você será notificado por lá, bem fácil e rápido.
Notificações: Notificações é o "mundinho" lá você encontra todas as notificações do facebook para você direta ou indiretamente, lá você poderá encontrar notificações de games dos quais participa, de comentários que os seus amigos deixarem em suas ações, também será notificado quando alguém usar o seu nome em algum comentário, tudo que é diretamente ou indiretamente para você será avisado pela caixa notificações.

2 Procurar do facebook

Aqui você poderá procurar qualquer coisa, desde amigos que já tem o facebook até jogos ou aplicativos, aqui você poderá procurar qualquer coisa existente no facebook facilitando muito a busca por pessoas principalmente, afinal de contas você sabe o email de seus amigos? Acho que não...

3- Você e suas configurações

Aqui você tanto poderá usar muita coisa interessante do facebook e até algumas configurações mais avançadas das quais falaremos em outra postagem.
Perfil- Se clicar aqui você será redirecionado para o seu perfil, no seu perfil todo mundo poderá ver as suas ações no facebook, desde as coisas que você gosta até uma frase que você escreveu, tudo vai estar no seu perfil. No seu perfil é possível ver também as suas fotos, seus amigos e muito mais basta navegar e irá encontrar muita coisa interessante no perfil.
Localizar Amigos- Aqui você poderá localizar os seus amigos de maneira mais filtrada, você poderá utilizar desde o email até mesmo por uma busca mais aleatória e encontrar assim pessoas que você não conhece criando assim novas amizades ou algo mais, depende do seu ponto de vista.
Conta- Em "conta" você poderá modificar muita coisa, fazer fan page, buscar ajuda e até mesmo sair do facebook, em conta você poderá configurar também a sua privacidade e permitir ou não que as pessoas vejam as suas informações pessoais.

4 Ver e editar Perfil no facebook

tutorial facebook

Nessa parte você poderá ver o seu avatar em uma foto pequena, ao lado você vai conferir o seu nome de perfil e logo abaixo se encontra o "editar perfil". Editar perfil no facebook é muito fácil e gostoso de fazer, aqui você coloca as coisas das quais gosta de uma forma bem mais aprofundada, poderá colocar coisas desde Filosofia (religião, preferencia política) até mesmo arte e entretenimento e esportes, aqui dá para se encontrar um pedaço de você e do que você realmente gosta.

5 Navegue no facebook

Vou colocar cada pedaço dessa parte em uma lista não ordenada e explicar a função de cada uma.
Bem vindo(a)- Esse ficará aqui só até você realmente se mudar para o facebook, depois ele some, afinal de contas ninguém fica falando bem vindo o tempo todo pra você inclusive na sua "casa".
Feed de notícias- O feed de notícias é onde você encontra as coisas que os seus amigos estão compartilhando com você, então se quiser saber as novidades e o que os seus amigos estão vendo basta clicar no feed de notícias.
tutorial facebook
Mensagens- Aqui é onde você realmente envia mensagens e vê as respostas da mesma, infelizmente o modo de mensagem do facebook é um tanto quanto confuso e você vai preferir conversar pelo chat.
Eventos- Aqui os seus amigos ou as pessoas que você segue vão te informar sobre os eventos que vão ocorrer em sua cidade ou pais, então se estiver programando de sair veja se existem solicitações de eventos pra você, caso haja você já vai ficar informado.
Amigos- Aqui você pode convidar novas pessoas para o facebook pelo email e também haverá uma lista bem grande de pessoas que talvez você conheça, seja por ambiente de trabalho ou escola e até mesmo pelos amigos dos seus amigos. Aqui você também pode gerenciar a sua lista de amigos e modificar tudo sobre eles.

6 Jogos e aplicativos do facebook

Aqui você poderá jogar e participar de aplicativos que nem sempre são legais e as vezes são até irritantes.
Dependendo do que você gostar vai ter aqui, poderá ouvir música jogar e até mesmo participar de testes, são muitos os aplicativos que você pode escolher, essa é só uma explicação do que cada coisa faz, depois teremos o tutorial completo de cada parte.

7 Chat do facebook

Muito fácil de usar e extremamente legal o chat é usado para conversas entre amigos que estão dando uma passada no facebook, é legal porque não tem frescura, é só enviar a mensagem e receber, apenas isso e acabou. Do lado esquerdo do facebook abaixo do número 6 vão haver os avatares dos amigos que estão online e prontos para uma conversinha. Não deixe de falar no chat do facebook.



Bom pessoal, espero que tenham gostado, esse é só um tutorial de introdução só para saberem um pouco da interface do site, se houverem dúvidas e realmente quererem que eu faça passo a passo deixem pelos comentários ou pelo formulário de contato.
Os tutoriais básicos por parte e os avançados vão vindo depois desse, vou fazendo as coisas passo a passo aqui para assim ficar confortável a todos os usuários. Até a próxima!

2 comentários:

Raul Arcas disse...

Vlw pole post, tenho facebook mais não sabia usar por isso so ficava nos joguinhos, so gostaria q vc fala-se sobre o q é "Fã page" o q é isso?

Unknown disse...

Fã Page é um negócio mais complicado e que eu vou falar sim em uma outra postagem, vou fazer um tutorial de como criar uma fã page.
Fã Page basicamente é uma página que você cria no facebook podendo acessa-la a qualquer momento sobre qualquer coisa. Então se você tem um blog é legal fazer uma fã page do mesmo e assim os fãs do seu blog vão "curtir" essa página e vai ajudar na divulgação.
Entendeu? é meio tenso, mas é uma página de fãs dentro do facebook.

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons