Fazer um blog a dois, aprenda a acertar

blog a dois

Olá blogueiros, bom hoje eu gostaria de dar algumas dicas para quem quer fazer um blog, porém quer fazer um blog com um amigo, assim as coisas vão render mais não é mesmo.
Se você pensa em fazer isso eu digo para que tenha muito cuidado, não é escolha fácil e você terá que em alguns momentos se mostrar de uma maneira da qual você não gosta de ser para alertar coisas e dar dicas, mas nem todas as pessoas são abertas a isso.

Tome Cuidado!

Tem muita gente na internet, e tem muita gente disposta a topar qualquer coisa para ter o que fazer, eu digo para que tenha cuidado, nem todo mundo é como você, bom talvez você não seja assim, mas em um blog é importante ter rotinas e objetivos, fazer as coisas de maneira correta e dar o melhor de si. Mas se você realmente acha que todos são assim quando o assunto é bloggar, então eu sugiro que leia esse artigo até o final.
As pessoas em geral não estão acostumadas a aprender, não sei se é assim no mundo todo, mas pelo menos no Brasil, apenas uma pequena parte da população sabe que bloggar é uma tarefa difícil e que requer profissionalismo, por mais que esse não seja recompensado. Quando você está a procura de alguém para bloggar junto com você certamente vai querer alguém qualificado e que tenha competencia para começar algo e terminar.
Mas isso não é tarefa fácil, acredite é extremamente difícil encontrar pessoas que realmente estão dispostas a aprender a além disso se sairem tão bem quanto você.

cuidado

1° Não procure pessoas despreparadas.

Por mais que você esteja desposto a ensinar alguém que esteja despreparado, aprenda com isso a aprender. Pense comigo. Se essa pessoa é realmente despreparada com toda a certeza do mundo ela não sabe a real importância de se bloggar, isso é algo que se aprende com o tempo e que alguém despreparado jamais saberia.
Uma pessoa despreparada não sabe que deve postar regularmente e quando sabe nunca faz valer o ponto.
Uma pessoa despreparada escreve textos pequenos e sem "graça".
Uma pessoa despreparada geralmente não procura aprender, se ela procura é bom sinal.
Uma pessoa despreparada nunca vai se justificar, essa pessoa até mesmo acha que você deve ser compreensivo afinal de contas se trata de uma pessoa despreparada não é mesmo?
Resulmindo, a não ser que você tenha muita certeza do que esta fazendo, nunca procure alguém despreparado.

2° Procure saber o que a pessoa já fez na internet.

É bem interessante que você procure mais sobre a pessoa com a qual vai trabalhar, procure ela na internet inteira, nas redes sociais e nos blogs que ela já participou ou tem, é importante saber disso, saber qual a relação que essa pessoa tem com o público e pela internet se descobre tudo, o que você deve fazer mesmo é "stalkear" mesmo e sem demonstrar nada conhecer a pessoa pouco a pouco antes mesmo de fazer o convite.

3° Dê um tempo de teste.

Depois que você encontra a pessoa certa para trabalhar é bem interessante que você dê um tempo de teste para essa pessoa, e diga que isso irá acontecer da forma mais fria possível, você deverá ter punho forte em relação a isso, e as vezes se mostrar alguém que você não gosta de ser.
Esse teste se resumira em alguns dias e que você poderá ver a produtividade da pessoa, ver como vão os textos, ver quais são os progressos no blog depois que essa pessoa entrou, ver o que esse "alguém" tem feito pelo seu blog.

4° Faça uma espécie de avaliação

Quando você estiver dando um tempo de teste para a pessoa, de importância a algumas coisas:

prova, avaliação
  • Texto: O texto deve estar sempre impecável e cheio de coisas que possam agregar conteúdo para o seu leitor, você tem que intender que um texto não é só um texto, um texto é a porta de entrada para o seu blog, afinal de contas as pessoas que te seguem simplesmente gostam da maneira que você escreve. Se esse alguém não escrever de forma interessante e complementária com certeza absoluta que o seu leitor vai reprovar e isso não é nada bom para um blogueiro. Escreve ruim? Fora!
  • Comentário: Veja como essa pessoa responde aos comentários das próprias postagens, veja como essa pessoa se comporta na "frente" do publico, preste bastante atenção e veja se acontecem debates sem propósitos ou até mesmo xingamentos, o que é totalmente inaceitável. Não responde os comentário? Fora!
  • Regularidade: Se você convidar alguém a participar do blog e essa pessoa não escreve, simplesmente retire-a dos seus planos de sucesso, é extremamente importante que o seu convidado esteja sempre disposto a escrever e sempre dê um jeito para que as coisas deem certo. Não escreve com regularidade? Fora!
  • Divulgação: O seu novo blogueiro tem que ser um divulgador em pessoa, tem que saber usar as redes sociais corretamente e aprender a divulgar o blog em todas elas. Deve sempre mandar as postagens para os agregadores de conteúdos e sempre, SEMPRE procurar novos seguidores e pessoas interessantes para o blog. Não divulga o blog? Fora!
  • Mente aberta: Seu novo blogueiro tem que ter a mente aberta para as coisas da vida, tem que aprender cada vez mais com você, que no caso seria o mais experiente, então se ele(a) se queixar de alguma dica de forma a não desenvolvê-la é um péssimo sinal. Mente fechada? Fora!

5° Se tudo estiver nos conformes...

Bom, se tudo estiver nos conformes é sinal de que essa pessoa será perfeita para o seu blog, então não perca tempo em te-la no mesmo, afinal de contas tá muito difícil encontrar pessoas realmente capacitadas a fazer um trabalho descente e profissional na internet.
Não fique correndo para encontrar pessoas para te ajudar, o melhor a fazer é esperar e ver se tudo está certo, porque é como diz o ditado: "Antes só do que mal acompanhado".

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado da postagem e que isso seja interessante para o futuro, mesmo que você procure agora, não vá sair buscando pessoas para te ajudar demasiadamente, se o blog é seu quem tem que tomar as decisões é você, então tome muito cuidado com isso e seja sempre um(a) observador(a), talvez o blogueiro ideal está do seu lado e você ainda não percebeu.
Até a próxima!

1 comentários:

Bruno Celio Simomura disse...

Obrigado Larissa, avaliar corretamente é realmente muito importante em uma campanha.

Bruno Simomura

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons