Tutorial - Twitter

tutorial twutter

Olá blogueiros, o que é o twitter eu já disse em outra postagem e por lá eu disse também que muitos blogueiros estão muito distantes do twitter, o que é horrível de se pensar já que muitos seguidores e visitas vem do twitter e ele é ótimo para conseguir público de qualidade para o seu blog.
Então faça já o seu, mas como fazer e como usar? Se você não sabe poderá aprender aqui nesse tutorial do twitter, preste bastante atenção e quando menos perceber vai estar publicando o que quiser no twitter e conquistando followers. Vamos lá então?

Primeiro você faz a sua conta no twitter.
Na caixa novo twitter escreva o seu nome, e-mail e senha. Depois disso você será redirecionado para uma página de cadastro maior onde poderá colocar mais informações, isso é muito rápido e você logo terá acesso a conta no twitter.
Se já preencheu tudo corretamente, vamos aprender a usar a interface do site.

Vou usar um twitter já pronto, o twitter oficial do superpoiont, vamos lá então:
A primeira coisa que temos é o layout do site, mas não pense que o seu vai estar bonito como o que eu vou mostrar agora, deixar ele apresentável a um público que busca informação de qualidade no twitter é trabalho seu e será discutido em outro tutorial. Abaixo vai o layout do site:
tutorial twitter
Clique na imagem para ver melhor

Cada coisa que o layout oferece eu vou apresentar por meio dos número logo abaixo, então preste atenção, pois não é fácil para quem nunca usou o microblog.

1-What´s Happening?

"What's Happening?" em português, "O que está acontecendo?". Aqui é a caixa onde você poderá escrever e resumir a sua rotina ou simplesmente mandar links ou dizer alguma coisa irrelevante para a sociedade.
Na caixa "O que está acontecendo?" você tem 140 caracteres livres o que pode parecer muito é pouco na hora de escrever, até porque você pode se empolgar um pouco e passar da conta, quando isso acontece não é possível dar o "Tweetar" e assim não será publicado o que pretende.
Nessa caixa você pode escrever, mandar links e enviar mensagens para amigos do twitter ou até mesmo desconhecidos famosos ou não isso tudo é você quem escolhe.

2-Timeline; @mentions; retweets...

Aqui é maior então eu vou dividir em subcategorias os mais importantes:
Timeline: Na timeline você verá o que seus amigos ou simplesmente pessoas que te seguem estão dizendo, então tudo o que elas escreverem será apresentado na timeline. Sempre que ouverem novas atualizações o twitter te avisa e você poderá as atualizações facilmente. essa é a maior jogada do twitter e o que faz dele tão viciante, afinal de contas com o timeline você saberá o que, quem você segue, está fazendo ou pensando.
@Metions/@menções: Em português menções e quer dizer que nessa caixa sempre que você for sitado em um tweet vai cair na sua caixa metions, com isso você sempre terá conhecimento.
A caixa menções é mais utilizada para conversas no twitter, basicamente eu escrevo o tweet e se eu colocar um perfil (exemplo: @lahsat) a pessoa com o perfil @lahsat vai receber na caixa mentions e assim pode começar uma conversa, lembrando que essas conversas também vão cair na timeline dos seus seguidores então tenha cuidado com o que diz dependendo do seu twitter.
Retweets: Os retweets são quando alguém lê o que você escreve, gosta e dá um retweet apertando um botão, quando isso acontece o seu tweet é retweetado e então a pessoa que deu retweet vai passar a sua mensagem para todos que a seguem. É mais fácil na prática, mas é bem interessante, nessa caixa você poderá ver os seus retweets, os retweets dos seus amigos e os retweets que você levou, então se alguém retweetar a sua frase, o que é muito bom, você poderá ver na caixa retweets do número 2 desse tutorial.

3- Your Tweets/seus tweets:

Em português your twittes significa, seus tweets. Nessa parte da página você poderá ver a quantidade de twittes que já fez e até mesmo o seu ultimo tweet, o que é bom para não se perder a tanta conversa e informação jogada na tela. O seu ultimo tweet será apresentado e a hora em que foi feito também.

4- Following e Followers

No português significa seguindo e seguidores. Nessa parte você saberá quem está seguindo, que serão pessoas ou empresas que você quer saber a rotina ou o que tem a dizer e também os seus seguidores (followers) esses são os seus, o seu número de seguidores é o seu "poder" no twitter, quanto mais melhor. Tudo o que você escrever os seus followers saberão eles são muito importante para deixar o seu twitter, você ou até mesmo o seu site famosos, então dê o devido valor a eles.

5- Who to Follow

Em português, "quem seguir?". Aqui você terá sugestões do site de perfis que você poderia seguir, acredito que seja baseado nas pessoas que você já segue. Se você segue um site de nerd, no "Who to follow" terão mais algumas opções, mas isso só funciona assim as vezes. Além de ser bem rápido, basta clicar em follow ou seguir do lado sem muita complicação e você já está seguindo.

6-Trend

Trends, ou top trends são os assuntos do momento.
Quando o twitter foi traduzido para o português essa parte do site ficou como tópico das tendências, mas agora eles mudaram para "assuntos do momento", o que melhorou bastante a situação.
Nos "assuntos do momento" você verá tudo o que é mais falado no brasil, no mundo ou em outros países, isso poderá ser alterado por você. Funciona mais ou menos assim, quanto mais pessoas falam de um assunto e usam o # antes da palavra em questão, mais probabilidade terá "dessa palavra" aparecer nos tts (top trends). Mas não pense que é fácil conseguir, isso é extremamente difícil e tem que ter muita gente MESMO para que apareça. Então lá é realmente os assuntos do momento do país ou do mundo.

Barra preta

tutorial twitter

Bom a parte "fácil" de explicar do twitter já foi, agora eu vou explicar uma parte que poucos usuários utilizam.
Exite uma barra preta no topo do layout, nela existem a logo do twitter, uma caixa de pesquisa e mais algumas coisas que eu vou explicar agora a função de cada uma delas.

Perfil

No perfil você encontra o seu avatar (sua foto representativa), aqui você encontra a sua frase de apresentação onde você escreve como um tweet, porém aqui você deixa lá e sempre que alguém bisbilhotar o seu twitter saberá um pouco de você pela frase. Existem muitas frases sem sentido como "Não te interessa", "Até parece que por aqui você saberá algo de mim" e por ai vai.
Para algo profissional como um twitter oficial para um blog é legal que você explique em poucas palavras o seu blog e o que ele representa.
Logo abaixo disso você terá acesso a todos os seus tweets escritos e salvos podendo serem excluídos, também terá os favoritos, onde você salva todos os tweets mais legais na sua opinião, a lista de seguidores e por ai vai, mais ou menos no mesmo esquema da página inicial, porém com outras funções e todas relacionadas apenas a você.
No perfil você também terá todos os seus dados como número de tweets e seguidores, e também poderá descobrir twitters de pessoas que são similares a você tudo isso no lado direito da tela.

Mensagens:

Essa sim é a real forma de enviar mensagens no twitter, porém é pouco utilizada, as pessoas preferem mandar no @mentions. Nas "mensagens", diferentemente do "mentions" você poderá mandar a mensagem e responder sendo que ninguém verá a mesma, então se quiser dizer algo no twitter que ninguém pode saber mande pela caixa "mensagens" que é bem mais fácil.
Se você nunca usou o twitter e algum amigo for tentar te ensinar eles sempre vão dizer para enviar mensagens pelo @mentions, não que isso seja ruim, é até bom porque dessa forma fica mais fácil as pessoas te encontrarem, mas a caixa de mensagem não é utilizada e tem um grande potencial, a use!

Quem seguir

Who to Follow/Quem seguir: Você poderá descobrir quem seguir de uma forma mais ampla. A primeira opção é de seguir baseado em quem você já segue, vão haver poucas pessoas pra seguir por sugestão caso você não siga ninguém.
Browse Interests/Navegar por interesse: Nessa área, como o nome já diz, você poderá navegar por interesse, ou seja você escolhe o tema e as pessoas que fazem o que você escolheu serão apresentadas.
Find Friends/Encontrar amigos: Aqui você poderá encontrar os seus amigos no twitter por meio de email, essa opção existe em quase todas as redes sociais do mundo, simples de usar.

Do lado de tudo isso...

Do lado direito de tudo isso na mesma barrinha preta você terá o seu avatar, o seu nome de perfil e ainda uma flecha, clicando nela você terá mais algumas opções. Essas opções são de melhoria nas configurações do site, no design e até mesmo na lngua que recentemente foi mudada para o português.
Terá a opção de escolher mudar para a versão antiga do twitter ou até mesmo sair ou pedir ajuda, mas isso tudo é texto para outra postagem até porque essa aqui já ficou gigantesca o bastante por hoje não é mesmo?



Então é isso, espero que você tenha gostado e que esse tutorial do twitter tenha sido útil, eu sei como é difícil aprender a usar o twitter, quando eu o fiz não sabia de onde começar e isso foi extremamente difícil de se aprender, seria ótimo se eu tivesse encontrado um tutorial assim na internet.
Espero que tenham gostado, até a próxima, dúvidas sugestões ou complementos deixe nos comentários. Até a próxima!

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse tutorial para quem está iniciando, inclusive, enviei o link para uma amiga minha que esta começando a utilizar agora e não sabe nada, o basico pelo menos está ai, o resto aprende-se com o uso.

Unknown disse...

Muito obrigada, no futuro eu vou fazendo mais tutoriais do twitter, porém de coisas mais avançadas pra quem já sabe.
Obrigada por repassar o link, divulgação nunca é de mais espero que ajude a sua amiga. Vlw!

A dona disse...

Super legal seu blog
tbm estou seguindo e
agradeço por comentar no meu
beijos

Unknown disse...

Eu que agradeço por você estar seguindo e comentando aqui também! Obrigada!

@danielsilva1986 disse...

Com o tempo o Twitter vai ficando cada vez mais fácil de se usar, vale a pena.

Unknown disse...

Sim sim, realmente com o tempo eles vão melhorando muita coisa. Muitos brasileiros não usavam o twitter porque ele era em inglês, hoje já temos o nosso português lá facilitando a vida de muita gente.
Obrigada pelo comentário, até a próxima!

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons