10 dicas de como fazer uma vídeo aula de qualidade.

Como fazer uma video aula de qualidade

Ha alguns dias atrás eu resolvi fazer vídeo aulas para o blog e para o vlog, mas posso dizer que depois de muitas tentativas nenhuma delas tinham realmente me agradado, afinal de contas eu nunca havia feito antes uma vídeo aula e muito menos editado um vídeo para que ele ficasse profissional suficientemente para fazer sucesso no youtube.
Geralmente, essa é uma coisa minha que eu acho uma boa você ter também, quando eu devo fazer algo, eu tento fazer algo extremamente bem feito, mesmo que atrase a postagem e meus leitores fiquem uma fera, mesmo que minha consciência fique pesada por não ter feito a postagem diária como eu devo fazer, uma coisa bem interessante é fazer as coisas bem feitas.
Então se você nunca fez uma vídeo aula ou editou um vídeo é importante que você aprenda a fazer com a maior qualidade possível, pensando nisso hoje eu trago a vocês dicas de como se fazer isso com profissionalismo para que você não dê "milho para bode" em suas postagens.

Materiais:

Qual programa para fazer video aulas?/Como fazer uma video aula de qualidadeCamtasia Studio:

Esse é o programa que faz das suas vídeo aulas, ou seja lá o que for você queira filmar no seu PC, ele é ótimo, pois é um player ele também pode fazer as vídeo aulas e você pode usar ele para filmar com a sua webcan e no final de tudo isso ainda tem um suporte incrível de edição de vídeo.
Nessa edição de vídeos você pode fazer a melhoria da voz, pode fazer com que o seu curso fique em destaque de alguma forma, dar cortes aos vídeos ou até mesmo inserir músicas no vídeo de maneira profissional.

Mão na massa:
Ótimo, com os materiais em mãos vamos por a mão na massa! Primeiramente tenha uma conta no youtube, dessa forma você poderá postar os seus vídeos no youtube, e o youtube é um dos sites mais visitados do mundo, então não perca a chance de divulgar o seu vídeo para o mundo. Aprenda agora mesmo, como colocar um vídeo no youtube.

Katiero Porto entre outros blogueiros de sucesso, sempre dizem que resolver os problemas dos outros é sempre muito lucrativo, quando você resolve o problema de alguém, mais cedo ou mais tarde esse alguém irá retriburi o favor, seja direta ou indiretamente.
No mundo da internet é básicamente a mesma coisa, quando você resolve o problema de alguém grande parte dessas pessoas vão continuar no seu blog pelo simples fato de você a ter ajudado. Quando a pessoa vive o seu blog dia a dia, sempre verá anuncios e algo assim, quem sabe um dia ela clica e você sabe, se clicar quem ganha é você, então talvez resolver problemas seja uma boa opção não é mesmo?
Se você estiver pensando que eu estou falando de tutoriais saiba que não é bem esse o ponto que eu quero chegar, por exemplo.
Existe um vlog chamado DayLogger, do qual eu realmente gosto muito e que nesse eles de certa forma ajudam as pessoas, seja para abrir a mente delas para algo novo, seja para indicar um bom livro ou um filme, não importa, se você for parar para pensar muitos de muitos sites na internet por fim de contas ajudam as pessoas a resolver problemas. Se é esse o seu "nicho" então tudo bem, pois hoje eu mostrarei como não cometer tantos erros no primeiro vídeo, lembrando que as dicas vão ser para fazer uma vídeo aula, porém se você não quiser fazer isso, talvez o texto te ajude a fazer algo parecido, muitas dicas aqui são aproveitáveis.

10 dicas para gravar sua vídeo aula:


Se você for fazer vídeo aulas saiba logo de cara que não é difícil desde que você tenha tudo em mãos rapidamente e que você não tenha vergonha para se expressar de maneira correta.
Fazer vídeo aulas é um processo simples e que se bem feito pode gerar um grande tráfego no seu blog, mas existem os problemas dos quais eu quero que você não participe caso for fazer uma vídeo aula.


1°: Não coloque música!


Como fazer uma vide oaula de qualidade
Eu sempre digo para você e para os meus amigos, nem todo mundo gosta do mesmo tipo de música. Hoje eu entrei no youtube para encontrar uma vídeo aula legal para complementar a minha postagem que está em desenvolvimento sobre "modificando o blog", então eu encontrei uma bem interessante, com um título atraente.
Cliquei e me deparei com um funk da pesada! Eu juro para você que eu entrei em desespero tentando achar uma forma mais rápida de sair do vídeo. Primeiro que eu realmente odeio funk, segundo que eu estava sem os fones de ouvido e as pessoas ao meu redor não são obrigadas a aturar as músicas das quais eu gosto, o que não era a questão.
O que aconteceu é que eu encontrei o botão de voltar e nem comecei a ver a vídeo aula.
Então se você quiser colocar uma música de fundo, pode colocar, mas isso só pode ocorrer quando for a hora certa. Um momento em que precisa de música de fundo, mas algo rápido e não a vídeo aula inteira, só em efeitos mesmo ok?


2°: Não coloque barulho nenhum no seu cursor quando clicar


Um erro fatal e que me leva a sair da vídeo aula o mais rápido possivel também é o maldito barulhinho de cursor.
Fuinciona mais ou menos assim:
O "cara" tem um programa que gravas os vídeos, mas ele tem a opição de colocar um som sempre que ele clicar em alguma parte da tela.
Acontece caro leitor que isso é extremamente irritante, acho até que foi feito para isso, então nunca coloque sons chatos de fundo a cada vez que clicar, pois já que é uma vídeo aula, com certeza você irá clicar muitas vezes e se a cada vez que clicar gerar um som repugnante ninguém vai querer ver o video até o final.
Um exemplo bem chato disso é uma vídeo aula que eu estava vendo e o rapaz colocou um som de desparo de arma a cada clique. A todo instante tinha uma "bala perdida" no meio da video aula... Não faça isso!


3°: Sem cortes não!


Um erro horrível da maioria das video aulas é não colocar cortes. As vezes não é preciso deixar filmando tudo. Talvez seja a instalação de um programa, se esse processo demorar, pause o vídeo e depois continue gravando sem problemas, assim o seu ouvinte não fica extressado e o seu vídeo será menor para o youtube. As pessoas querem descontração e nada melhor do que encontrar a mesma em uma video aula, então você pode brincar com o seu ouvinte e tals, mas não deixe gravando coisas desnecessárias.


4°: Xingamentos e palavrões.


Alguma coisa da errado no vídeo e você solta um palavrão... Tudo bem, todo mundo faz isso, mas o problema é quando você pública isso para o mundo. Se você tem a opição de tirar o palavrão do vídeo então porque deixar? Acha que vai dar um ar divertido? Então faça comentários divertidos e não palavrões sem sentido. Até rimou!


5°: Falar incorretamente


Falar incorretamente é horrível, as vezes acontece e é totalmente normal, mas tem coisas extremamente óbvias que não podem ser erradas em relação a língua. Como por exemplo dizer "MOUSE" ao invés de "MAUSE" no meio de um vídeo.
Outra coisa extremamente importante é a falta de clareza nos vídeos. Se você resolveu botar a boca no trombone para falar para o mundo via internet, então FALE! Fale com claresa e corretamente para que todos possam te entender. Tem gente que faz vídeos para o youtube e não falan certo e ainda ficam com a boca fechada. Se está com vergonha das pessoas que estão na sua casa na hora de gravar o vídeo, então espere um momento melhor, o importante é que o vídeo fique claro, afinal de contas é uma vídeo aula não é mesmo?


6°:Voz ruim?


Você pode ter a voz ruim, você pode até consifderar a sua voz feia. Isso não é um problema na gravação de um vídeo desde que dê para entender de forma clara o que você tem a passar. Agora, se você está doente e com a voz totalmente diferente da sua real voz a dica que eu deixo é não fazer nada.
Faça outra coisa, mas não grave vídeo aula com uma voz ruim, como a de um gripado, pois assim não dá e é totalmente desanimador.


7°: Seja objetivo!


Uma das piores coisas que se tem é entrar em uma vídeo aula e o professor ficar falando e falando coisas sobre sua vida pessoal e totalmente desnecessárias. Lembre-se que nem todo mundo tem um computador "violento", assim se o seu vídeo for muito grande e demorar para carregar, as pessoas não vão esperar e vão buscar outro vídeo parecido porém objetivo.
Então se você tem um site para apresentar no vídeo, apresente rápidamente e não fique andando em circulos.


Como fazer uma video aula de qualidade8°: Pessoas, animais e carros.


As vezes um cachorro late, uma pessoa fala e um carro passa no meio de um vídeo, isso acontece, mas o que é horrível é ver uma vídeo aula em que toda hora tem gente conversando e animais fazendo barulhos e carros passando. Lembre-se, a qualidade do vídeo deve ser clara.


9°:Computador ruim!?


Se o seu computador não suporta um programa como o cantasia, então nem tente gravar um vídeo para o youtube, muito menos uma vídeo aula. Eu estava tentando fazer vídeo aulas, mas o meu PC é extremamente ruim então não dá para fazer.
Quando menos espero o vídeo trava ou coisa do tipo, então eu resolvi nem fazer, se for o seu caso então nem faça.


10°: Não se esqueça do link e nem do nome!


Não se esqueça de maneira nenhuma de deixar o link na barra de descrição do vídeo, assim fica mais fácil dos seus ouvinte visitarem o seu blog ou seja lá o que você quiser passar para quem ver o vídeo e no final da postagem apresente o seu blog para que eles sintam vontade de conhecer.
Se caso você estiver ensinando a instalar ou usar um programa, não tenha preguiça e coloque os links de onde baixar seja com ou sem o crack, o importante é você deixar as coisas mais fáceis para quem vê.
Também não se esqueça de se apresentar, dizer seu nome prova que você é um ser humano, não que se tenha necessidade disso, mas é interessante criar uma "amizade" com os seus leitores e ouvintes.

O importante é você saber que um blog pode ser bom, mas quanto mais conteúdo se tem mais ele será valorizado, ainda mais se for conteúdo de qualidade. Explore os meios de divulgação, o youtube é o site mais acessado do mundo! 


Bom pessoal, por hoje é só, espero ter ajudado vocês que estão começando agora a entrar nessa área.

Até a próxima!

Aprenda Blog
Larissa de Paula

17 comentários:

Ly disse...

Oi Larissa, vi o seu blog no site do Celso e resolvi dar uma espiada.
Esse assunto sobre vídeo aulas chamou minha atenção, pois acabei de gravar um tutorial sobre o programa Nvu no Camtasia e vim ver se seu artigo estava de acordo com o que eu penso. Na mosca.
A parte sobre música (funk), clique do mouse, palavrões e um português medonho é ralmente de sair correndo.
Parabéns pelo artigo, muito bem escrito.(TODOS que fazem vídeos para postar no Youtube deveriam lê-lo).
Bjs!!!

Unknown disse...

Olá! Obrigada pelo comentário!
As vezes realmente da vontade de chutar o monitor de tanta coisa "errada" que se encontra no youtube. Que bom que gostou, fico feliz com isso.

Anônimo disse...

O que eu mais odeio em vídeo aulas são as pessoas que colocam o titulo "HOJE VOU ENSINAR A FAZER TAL COISA" e na vídeo aula ja vei com aquelas baboseiras,

ola pessoal, hoje nesta video aula eu estarei ensinado a fazer tal coisa, se voce chegou a esse vídeo e porque viu o título e eu não preciso falar isso porque você já sabe o que quer, mas como eu sou besta vou falar passar 1 minuto falando o que você ja sabe.....

Unknown disse...

Olá, obrigada por comentar!
É realmente, talvez até possa falar sobre o que se trata, mas tem de ser algo rápido e sem muita enrrolação.
Quem clica na video aula quer mesmo é aprender e não ficar ouvindo a voz do professor.
Realmente foi uma boa observação.

Anônimo disse...

Ótimo post!

Construção e Otimização de Sites

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário, vou mandar o link lá sim.
Até mais!

Unknown disse...

Excelentes dicas. Eu concordo principalmente com a primeira e com a terceira dicas, e também adicionaria mais algumas dicas:
1- não utilizar muitos regionalismos, pois quem não é do estado fica sem compreender muito(ou procura no google);
2- não abusar de gírias, isto em si é irritante(mas acho que a quarta ou quinta dica transmite isto);
3- Não ficar rimando toda hora, devido que fica tedioso ficar ouvindo rimas o tempo inteiro. Só rimar caso seja algo para se decorar, muitas pessoas acham mais fácil decorar(não é meu caso).

Obs.: é "xingamento" e não "chingamento".
Obs2.: Não queria ter rimado no terceiro item.

Unknown disse...

Muito obrigada pelo comentário e pelo complemento.
Essas três dicas também são bem interessantes e podem ajudar o pessoal que está começando...
E o erro já foi concertado. hahaha

birapcbira disse...

excelente o seu artigo e de grande utilidade,parabéns!

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário, hoje em dia as pessoas acham que podem sair fazendo video tutoriais quando na verdade isso atrapalha muito as pessoas que buscam aprender.
Até a próxima!

joao franco disse...

valeu muito boa as dicas ,sou iniciante da uma olhada no meu blog ve o que vc acha abraços franco www.desafiopolishop.com

Janay Sousa disse...

Mais não é so esse programa que da pra fazer um Video Aula, tem o AutoSreen Recorder e o Free Screen Video Capture. Eu tenho os dois, e são muito facceis de usar.

Unknown disse...

Muito obrigada pelo comentário.
Claro, existem uma infinidade de programas que podem ser usados, o negócio é encontrar um que atenda as necessidades e deixe tudo o mais profissional possível.

Unknown disse...

muito bom obrigador

Unknown disse...

Eu que agradeço o seu comentário, qualquer dúvida que eu puder responder estou aqui apesar do blog estar parado.

Anônimo disse...

Muuito bom; Obrigado!!!

Unknown disse...

Eu é que agradece aqui!

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons