Quem são seus leitores?

público alvo, meus leitores

Olá blogueiros!
Bom o "ovo de páscoa acabou" e estamos de volta aqui no Aprenda Blog com mais um post.
Hoje eu gostaria de abordar algo muito impostante e que talvez você não dê a devida atenção, o simples fato de saber quem é o seu público.
Muita coisa de começo se resolve quando você sabe quem é o seu público alvo, o template, o modo como se escreve, o que você irá postar com mais frequencia e é esse tipo de público que vai definir o que é realmente o seu blog.
Um pouco complicado para se entender com uma leitura rápida, mas veja abaixo:

Quem são mesmo o seus leitores?

Se você tem um blog de carros, você que é o administrador terá que ser um Expert nisso, deverá saber tudo sobre carro, ter na ponta da lingua o nome de cada um e saber todas as novidades para deixar os seus leitores informados o mais rápido possível. Dessa forma sempre que alguém precisar de uma ajuda você deverá saber todas as respostas de forma clara.
Quem gosta de carros vai gostar do seu blog não vai? Afinal de contas você sabe tudo.
público alvo, conhecer os leitores, a importância do leitorMas já pensou se você escreve como uma criança brincando com os amigos?
Será que eles vão gostar do seu blog tanto quanto gostariam se você escrevesse de forma mais séria?
Isso é um tanto quanto improvável é claro, eu só dei um exemplo forte para que você pudesse entender o que eu quero dizer com isso. Isso é pouco provável, pois se eu gosto de carro, certamente eu vou escrever como alguém que goste também, é extremamente difícil algo do tipo acontecer, porém acontece...
As coisas se resolvem muito bem quando você sabe com que tipo de público você lida, se você saber as idades, o sexo, os interesses e todo o resto.
Cada blogueiro tem um jeito diferente de escrever, tem gente que começa a postagem como um texto normal, mas eu simplesmente não consigo começar um texto sem dizer "oi", afinal de contas são pessoas que estão lendo o que eu escrevo, nada melhor do que fazer disso uma conversa não é mesmo?

Um ótimo exemplo foi o citado pelo blog otimizar blog que disse o seguinte:

"Se você tem como base "informação de como se tornar um programador de PHP", sabe-se que a maioria dos seus visitantes serão pessoas entre 16 a 25 anos que estão interessadas em informações técnicas e detalhadas, já outro blog que tem como assunto o "Justin Bieber" terá como base mulheres de 10 a 16 anos que estarão interessadas principalmente em informações "quentes" ou polêmicas." 


Basicamente, se você sabe pra quem escreve o modo como escreve fica muito mais fácil de ser desenvolvido, escrever sem saber pra quem é a mesma coisa que escrever sem saber sobre o que e digitar coisas sem sentido na tela.
Conheça quem te segue e saiba mais sobre eles e isso fará com que as coisas fiquem bem mais fáceis e assim poderá escrever o seu texto de maneira melhor sabendo se deverá escrever de forma mais técnica, engraçada, culta, errada, a maneira de escrever é você quem sabe, mas ficará mais fácil tomar essa decisão se saber primeiro pra quem está escrevendo.

A procura

Saber o que o seu público procura é algo extremamente importante para que um blog tenha sucesso.
Imagine que você seja um gamer louco por mais informações pelo mundo dos games. Um dia você ouve alguém falando que saiu o novo Mortal Kombat, porém aquele blog maravilhoso ainda não sabe disse e não coloca nada sobre o novo lançamento.
O que você, como gamer faria para poder saber das últimas notícias?

( ) Iria pedir uma postagem para o blogueiro e que ele faça alguma coisa em relação.
( ) Procuraria no google alguma coisa nova sobre o novo lançamento.

Aposto que se você é um gamer com certeza escolheu a segunda opção, afinal de contas o que você procura é informação, se o seu blog preferido não te fornece a mesma, então você procura em outro.

Todo esse problema teria sido poupado se o blogueiro em questão soubesse o que os seus leitores realmente gostariam de ler, se ele soubesse que havia saido o novo Mortal Kombat, com certeza ele teria feito algo sobre isso, mas ele não fez e perdeu o seu maior fã para outro blogueiro que sabia o que os leitores queriam.

Então é isso pessoal, o que eu gostaria de passar para vocês é básicamente isso, conheçam os seus leitores, descubram o que eles realmente querem pra depois escrever o que deseja da maneira que desejar.
Isso não serve só para a escrita, como eu disse acima, conhecer o seu público faz com que você possa escolher também o melhor layout, as melhores palavras, a melhor hora pra postar, a melhor maneira de se fazer as coisas.

Até a próxima!

Larissa de Paula
Aprenda Blog

10 comentários:

Guilherme Ferracioli disse...

Larisse seu site é perfeito, é um TUTORIAL pra blogueiros , gostaria de avisa-lá que eu coloquei o ROM do crash espero que tenha visto bjs

Unknown disse...

Olá Guilherme, muito obrigada pelo elogio!
Que bom que colocou o ROM, eu vou lá baixar, estou louca pra jogar esse game, vlw!
Gente o blog do Guilherme é o Games e Músicas download http://wwwgamesemusic.blogspot.com/ é muito bom, vejam lá!

Guilherme Ferracioli disse...

obrigado larissa, com certeza eu irei colocar o game que vc pediu é esse né: full throttle (O SEU PEDIDO É UMA ORDEM!)

Unknown disse...

hahaha, imagine só... obrigada então se eu saber de mais idéias pra postagens ou precisar de alguma coisa eu entro em contato com você.
Faça o mesmo se precisar de alguma dica, análise é só pedir ok? Até mais!

Guilherme Ferracioli disse...

pode deixar, mt obrigado, quando precisar de algum game só dizer, e por falar nisso , 1 amigo meu tá fazendo uma nova capa pra por no site como vc pediu.

Unknown disse...

Opa, então é bom, quanto mais melhorar melhor fica não é mesmo... continue melhorando e os bons frutos virão.

Guilherme Ferracioli disse...

ah obrigado entao , eu estou com uma dúvida larissa, sabe quando você pesquisa no Google ai aparece o link do site e a descrição embaixo eu queria saber como colocar para aparecer a descrição que eu fiz pro site no google, eu não estou conseguindo por vc pode me ajudar??

Unknown disse...

Sim sim, vou fazer um tutorial e colocarei aqui no blog ok? até mais!

Guilherme Ferracioli disse...

vlw por me add no msn é mais fácil pra conversamos sobre blog etc

Unknown disse...

Imagina, eu que agradeço, até!

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons