Como fazer um formulário de contato?


Como fazer formulário de contato para blogger

É muito importante que você deixe os seus leitores interagirem com você, como eu sempre digo, é importante que as pessoas saibam que você existe e que você não é um robô só porque está na internet, seja humano acima de tudo. Para isso umas das medidas bem legais que podem ser tomadas é por exemplo fazer um formulário de contato!
Existem muitas maneiras de se fazer um formulário de contato, uma delas é pelo googledocs, e que eu particularmente gosto muito, então vamos fazer um formulário de contato para criar aquela comunidade virtual de que eu tanto falo em outras postagens?

Primeiro entre no site: https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=http://docs.google.com/&followup=http://docs.google.com/<mpl=homepage

Faça uma conta do google caso não tiver uma, alias uma dica bem interessante é ter mais de um e-mail e usá-los, pois tem muita gente que tem e-mail e não usa, nunca entrou, não faça isso, tenha e-mail e o use para que sempre fique ligado as vezes você estará perdendo muita noticia e muita coisa boa por deixar de entrar no e-mail.

Ótimo continuando...

Clique em "Create New" no canto superior esquerdo, depois clique em "Form", que é o formulário.

Como fazer um formulário de contato

Quando você clica em form, é redirecionado para uma página onde fará as perguntas, como Nome, E-mail, Site, Assunto, Mensagem, você já deve ter visto essas perguntas em outros formulários em outros sites, ou até mesmo outras perguntas, se você quiser colocar outras perguntas, pode colocar afinal de contas é o seu blog e é o seu formulário.

Coloque o título, pode ser formulário, contato, fale conosco, você escolhe.
Coloque logo abaixo do titulo um complemento, como: "se quiser fazer contato preencha corretamente as perguntas e nós responderemos o mais rápido possível". Logo abaixo disso você já poderá estar fazendo as perguntas. 
A primeira pergunta a se fazer é o nome, não se esqueça de colocar como resposta obrigatória! Depois de fazer a primeira pergunta, clique na segunda, peça o e-mail do usuário e também coloque como resposta obrigatória. 
Você perceberá que não haverá mais perguntas para editar, clique em "ADD ITEM" e coloque texto, ou simplesmente passe o mouse por cima da ultima pergunta que fez e clique nos dois quadradinhos que aparecem, essa faz uma cópia logo abaixo que poderá ser modificada.
Nessa pergunta, peça o site do seu usuário, não coloque como obrigatória, pois nem todas as pessoas tem sites ou blogs para colocar o endereço.
Agora adicione mais uma pergunta, porém desta vez coloque "Mutiple Choise", nesta aqui você pedirá o Assunto, no assunto você dará algumas opções (críticas, sugestões, coisas assim.)
Adicione só mais uma pergunta, Mensagem, mas desta vez você colocará uma de "Paragraph text" nesta, o usuário coloca toda a sua mensagem seja ela qual for.
Acabou, clique em SAVE no canto superior direito para salvar o seu formulário.


Agora volte para o googledocs e você verá que o seu formulário, clique nele para assim podermos fazer os procedimentos para adicionar o seu formulário no blog. Clique em "Form=>Embed form in a webpage... 

Como fazer formulário de contato para blogger, Aprenda Blog

Você será redirecionado para essa página abaixo, copie o código:

Como fazer formulário de contato para blogger superpoint

Agora vá no seu blog, você terá duas opções nesse tutorial que estou disponibilizando.
A primeira é de colocar o seu formulário no menu, como o do Aprenda Blog e a segunda é de colocar como uma página. Você que decide, mas devo dizer que colocar no menu fica muito mais profissional e bonito. Isso depende muito do seu template, afinal de contas existem templates que colocam o gadget Página no menu ficando assim embutido, mas outros não, por isso achei legal fazer um tutorial explicando como modificar o menu do blogger e um tutorial que está logo abaixo de como fazer páginas no blogger!

Colocando o formulário em página estática

A segunda maneira é criando páginas, você pode adicionar gadgets e escolher páginas, lá você pode colocar o seu formulário de contato, assim ficará como se fosse no menu, mas na maioria dos templates ficará embaixo. Não fica feito, acontece que se você tiver poucas páginas, fica meio desorganizado, como disse acima você escolhe a maneira como faz as coisas no seu blog.

Entre no guia "postagens" clique em "Editar páginas", clique depois em "Criar páginas". Em título da página escreva, no nosso caso, Contato, você terá duas opções para escrever na sua página, ESCREVER e Editar HTML, clique em EDITAR HTML, cole agora aquele código que você pegou lá em cima, esse é o seu formulário. Salve e pronto seu formulário está pronto!



4 comentários:

Arthur Rocha disse...

aah brigadoo esse funcionou bem... o outro negocio que teria que mudar o template eu acho que seria um pouco mais de trabalho ai eu resolvi deixar o mesmo .. brigadoo pelass dicas e continuo vendo o seu blog. parabens

Unknown disse...

Eu que agradeço o seu comentário e a sua presença aqui no blog Arthur!
Olha, sobre o template, é bem fácil viw, só parece ser difícil! Muito obrigada pela presença, até mais!

Aline disse...

até funciona,
mas os contatos não chegam diretamente em
nossas caixas de e-mail, temos de ficar
acesando o google docs...

Unknown disse...

isso é verdade, mas eu acredito que deva haver alguma maneira de sermos notificados quando tiver algo novo, mas ainda não sei.
De fato, ter que acessar o Google Docs é um saco, só um formulário de contato feito manualmente tiraria esse problema.

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons