Como modificar o menu do blogger.



A maioria dos templates vem com um menu já feito, porém o menu que vem automaticamente nos templates não fazem do seu blog muito organizado e com muita utilidade, na maioria das vezes vem escrito apenas home, outros vem diversas coisas escritas, na maioria das vezes em inglês, porém não são o que você realmente precisa, o que você quer de um menu é que ele seja funcional e que ele organize o seu blog o deixando bem bonito, essa é a função de um menu. Quem faz o template e disponibiliza na internet acha que você saberá fazer todas as mudanças corretamente, mas a maioria não sabe, não seja a maioria, aprenda!
Então nesse tutorial você irá aprender a deixar o seu menu perfeito para você e para o seu usuário.

Entre no "editar html" do seu blog, painel=>design=>editar html. Clique em "expandir modelos de widgets", aperte no teclado "Ctrl f" e escreva "<div id='navcontainer'>", se você reparar bem, embaixo estará escrito o que está escrito no seu menu, mesmo que só esteja escrito uma coisa no seu menu, essa coisa estará lá.
Veja as imagens explicativas que eu fiz para que você entenda melhor:



Dessa forma, você poderá renomear o seu menu com o que quiser e ainda poderá redirecionar as suas páginas. 
Vou explicar passo a passo para que você entenda, é um pouco difícil entender esse tutorial por meio de palavras escritas, mas eu vou tenta, se tiver dúvida deixe seu comentário, ou vá no nosso formulário de contato.

  1. Coloque o gadget marcadores, nesse gadget você organiza as suas postagens por categorias.
  2. Quando terminar de escrever uma postagem no canto inferior direito dela estará a opção Marcadores, escreva qual será o seu marcador da sua postagem, por exemplo, se a sua postagem for sobre carros, faça um marcador escrito carros, quando você escreve um marcador diferente ele é criado automaticamente, se for os mesmo marcadores eles sempre estarão lá clicando uma vez em mostrar tudo e depois uma vez no marcador que deseje. Isso é muito importante, todo blog tem.

  1. Já está com os marcadores perfeitos, agora se você quiser colocar os marcadores mais importantes no seu menu, abra o seu blog clique no marcador que desejar colocar no menu, pegue o endereço que o seu marcador apresentar. Como está desenhado na segunda imagem lá em cima.
  2. Agora faça o que as imagens acima ensinam, entrar no código HTML e substituir o # pelo endereço do marcador, se você quiser substituir o nome que estiver depois do # pelo nome que desejar é permitido como eu já disse. 
  3. Salve e entre no seu blog para ver como está ficando o seu menu!
  4. Você pode ir fazendo isso em todos os nomes do seu menu, você não precisa necessariamente pegar o endereço dos seus marcadores, você pode pegar qualquer endereço da internet e redirecionar, pode redirecionar para uma postagem, um formulário de contato, pode redirecionar para outro site, pode ser qualquer endereço da internet mesmo, clicou foi...

Espero que tenham gostado do tutorial de hoje, apesar de pequeno e aparentemente fácil ele confunde um pouco a cabeça no começo, nada que você não se acostume depois. Se você não solber nada de HTML, vai ver que tendo um blog com o tempo você vai aprendendo html pouco a pouco, talvez não tudo, mas não será mais leigo.

Um abraço e até a próxima!

8 comentários:

Arthur Rocha disse...

não consegui fazer isso no meu blog.

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário!
Arthur, eu olhei o seu blog, e tenho certeza absoluta de que é o seu template. Alguns templates não aceitam essas modificações, principalmente aqueles originais do blogger.
Dê uma olhadinha nesse tutorial: http://superpointlahsat.blogspot.com/2011/01/como-mudar-o-template-ou-layout-do.html nesse você poderá colocar outro template que aceite essas alterações!
No seu template, tente criar páginas o caminho é "Postagens=>editar páginas". Talvez assim ele faça com que pareça um menu.

Darthvaderpg disse...

Pow mano, to com um problemaço, tipo assim:

Eu peguei um template e instalei no blog, mas ai, quando eu clico no ''MARCADOR'' pra ver o endereço dele, não aparece nada, automaticamente ele volta pra página principal, por favor, me dá uma ajuda

Obrigado

Unknown disse...

Como assim? Se você puder ser mais claro eu posso te ajudar sim, mande tudo o que precisar e qualquer tipo de dúvida pelo formulário de contato que eu te ajudo sim.
Até lá veja esse tutorial, talvez nesse você encontre a resposta: http://superpointlahsat.blogspot.com/2011/03/modificando-o-blog-1-menu.html

Olhei o seu blog e o seu template é muito comum, já vi muitos blogs com ele, sugiro que coloque outro template nesse link, é tudo gratuito: http://btemplates.com/tag/games/

flavio disse...

Alguem sabe como tirar os pontos pretos por trás dos links das páginas?

Unknown disse...

Pontos pretos? Poderia ser mais claro? Me mande a dúvida completa pelo meu email.

Anônimo disse...

eu cliquei em expandir modelos de widgets mais n aparece esse div id='navcontainer, eu devo escolher outro template?

Unknown disse...

Se você quiser muito é interessante que sim, as vezes é o templete o problema. Você decide.

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons